Semana passada fiz um post lá no Insta pedindo pra quem me segue por lá deixar a sua dúvida sobre cores nos comentários que essa semana seria respondida aqui no blog. 🙂

A única dúvida comentada lá no Insta foi da @lulumenario e ela gostaria de saber quais são as cores que combinam com ela. Pergunta mais difícil pra se responder por post, viu! 🙂

Difícil porque existe toda uma análise pra saber a coloração pessoal de cada pessoa e pra falar assim, sem nenhuma análise seria bem complicado, mas prometi pra ela que iria ver uma forma de responder essa pergunta e esclarecer um pouquinho que seja a dúvida dela.

Ela acrescentou nos comentários:

  • lulumenario@cabidecriativo sabe qual é minha dúvida, acho que meu olho e cabelo são quentes e minha pele fria. Difícil isso! Rssss..

De imediato, temos duas questões que se complementam na análise de coloração pessoal (temperatura X contraste). A Luana acha que seus olhos e cabelos são quentes e sua pele fria, mas na verdade essa impressão que ela tem é referente ao contraste e isso não quer dizer que a pele dela não possa ser fria.

Pra esclarecer uma dúvida que pode ser de muita gente, segue algumas infos legais pra quem quiser ter uma noção sobre a temperatura e contraste da sua pele. Lembrando que só é possível ter certeza se a sua coloração é quente, fria ou neutra + cartela de cores exata com a análise de coloração pessoal e temos tonalidades mais quentes e mais frias de todas as cores, ou seja, existe um tom de vermelho mais quente e um tom de vermelho mais frio.

Pra não esquecer o que faz um tom ser frio ou quente, vale lembrar: quanto mais azul tiver um tom = mais frio | quanto mais amarelo tiver um tom = mais quente. 😉

Pra gente olhar essas características com mais atenção e sem nenhuma interferência o ideal é você:

  • Estar sem maquiagem;
  • Usar uma camiseta branca ou pano que cubra o que está vestindo e uma faixa para os cabelos;
  • Usar um espelho ou se fotografar;
  • Se posicionar no local que tiver a melhor iluminação natural da sua casa ou onde preferir.
3 Perguntas pra você responder e ter um direcionamento sobre a sua temperatura.

1. Qual era a sua cor de cabelo quando criança?

R: Mais dourado/caramelo = Mais chances da temperatura ser quente.

R: Mais platinado/branquinho/acinzentado = Mais chances da temperatura ser fria.

2. Na praia ou no sol você fica bronzeada ou vermelha?

R: Quem bronzeia tem mais chances de ter temperatura quente e quem fica vermelha tem mais chances da temperatura ser fria.

3. No sol seu cabelo queima/clareia? 

R: Se sim, mais um ponto para a temperatura quente. Se não, mais uma chance de ser fria.

Lembrete: O resultado será um palpite sobre a possível temperatura da sua pele. =)

Luana Menario/Instagram: @lulumenario

Pensei e achei que poderia ajudar a Luana analisando um foto dela pra dar um direcionamento bem palpiteiro sobre a temperatura e o contraste da sua pele. Mandei essas 3 perguntas pra ela e ela me respondeu.

  1. Resposta: Tinha o cabelo loiro platinado/acinzentado quando era criança.
  2. Resposta: Fica vermelha quando toma sol.
  3. Resposta: O cabelo queima no sol.

Levando em consideração a foto e as respostas da Luana, acredito que ela esteja entre as temperaturas fria e neutra. No palpite, diria que ela é neutra, mas pra ter certeza teria que analisar sua coloração pessoalmente. 😉

Luana Menario/Instagram: @lulumenario – Médio Contraste.

O contraste da Luana é médio e por isso, ela sente uma diferença entre a cor dos olhos e cabelo em relação a pele. Pra facilitar de todo mundo entender tem uma explicação detalhada aqui embaixo sobre contrastes e deixei a foto da Luana em preto e branco – um jeitinho maroto da gente identificar o contraste da pele. 😉

 

O básico que você precisa saber sobre contraste na coloração pessoal

O contraste é definido pelo tom da nossa pele em relação aos olhos e cabelos, ou seja, analisamos se essas características são semelhantes para mais ou para menos. Confira alguns exemplos pra entender um pouquinho o que estou querendo dizer.

  • Se a pessoa tem a pele bem clarinha e cabelos escuros pode se definir como alto contraste (claro X escuro).
  • Se tem a pele clara, mas o cabelo não é tão escuro ou se o cabelo é escuro, mas a pele não é tão clara, o contraste diminui um pouco e é mais provável que ela tenha médio contraste.
  • Se a pele e os cabelos são claros, o contraste é bem mais baixo e pode ser definida como baixo contraste.
  • Vale também pra pele negra: se a pele e o cabelo são escuros, definimos como baixo contraste.
  • Se a pele é negra e o cabelo é claro há mais contraste, dependendo da tonalidade do cabelo pode ser médio ou alto contraste.

Lembrando que também devemos considerar na análise o sorriso e os olhos pra definição de contraste.

Pra facilitar a vida de quem ficou na dúvida se é alto, médio ou baixo contraste – Tire uma foto do seu rosto e remova as cores da foto deixando em preto e branco. Os tons de preto, branco e cinza na foto dizem muito sobre o nosso contraste pessoal. Faça o teste! 😉

Anne Hathaway possui alto contraste. Imagem: Reprodução
Elle Fanning possui baixo contraste. Imagem: Reprodução

DICA: Pra harmonizar a aparência como um todo devemos considerar nosso contraste de pele com o contraste da roupa. Por exemplo: Se a pessoa tem alto contraste ela vai ficar ainda mais bonita se repetir essa característica nas roupas, como usar um vestido branco e um blazer preto por cima.

Pra você ter uma ideia de como podemos harmonizar ainda mais a nossa aparência seguindo o mesmo contraste da nossa pele no que escolhemos pra vestir, selecionei duas fotos da Elle Fanning que mostra na prática como funciona esse conceito.

Na primeira foto, a Ellen está de preto e percebemos que a cor da roupa se destaca mais do que ela – lembrando que ela tem baixo contraste – e percebemos até um pouquinho de sombra nas olheiras. Já na foto da direita, ela veste uma blusa com uma cor que segue o mesmo contraste da sua pele e harmoniza o visual como um todo. 😉

Quando escolhemos a cor do nosso cabelo também devemos levar em consideração nossa temperatura e contraste pra valorizar ainda mais a nossa beleza. Na imagem acima, temos como referência a atriz Anne Hathaway em duas versões, a primeira com cabelos castanhos (sua cor natural) e a segunda com cabelos loiros.

Sabemos que a Anne tem alto contraste e o cabelo mais claro não favorece tanto a sua beleza – isso não significa que ela não possa ser loira. Mas, nesse caso pra harmonizar o seu alto contraste com o tom mais claro dos cabelos, ela precisa caprichar no make e escolher uma roupa com contraste pra complementar – como você pode perceber na foto, ela está com as sobrancelhas e olhos marcados + look preto que valoriza seu alto contraste e harmoniza o visual.

Um outro exemplo de como o nosso contraste tem influência na cor dos nossos cabelos é a atriz Julia Lemmertz que também ficou loira. Dá uma olhada na foto abaixo pra ver como faz diferença!

Pra saber se você aprendeu tudo sobre contrastes, preparei um Quiz bem legal pra você testar e treinar o olhar:

Quando se trata de coloração pessoal, o assunto é bem mais complexo do que se pode imaginar e não se resume só em temperaturas e contrastes. É um assunto que rende – e muito! – e eu não falei nem da metade, rs.

Espero que tenham gostado! =)

um beijo,

Gi.

%d blogueiros gostam disto: